Celebração do primeiro dia do Tríduo Pascal

Com fé e devoção celebramos a Quinta-feira Santa, o primeiro dia do Tríduo Pascal, onde, celebra-se a Instituição do Sacramento da Eucaristia, a presença real e substancial de Nosso Senhor Jesus Cristo no meio de nós. Dessa forma, nos recordamos da Última Ceia, onde Jesus ao partilhar com os apóstolos Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, ordena que o sacrifício eucarístico seja perpetuado até que Ele volte, e assim pede:

fazei isso em memória de mim” (Lc 22, 19)

Rica de significado, a celebração conta ainda com a cerimônia do Lava-Pés, que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia de lavar os pés dos seus apóstolos. Neste ato, nos deparamos com a humildade de um Deus, que se põe a serviço de todos como um escravo. Para este gesto simbólico, o Pe. Efferson Andrade, lavou os pés das crianças de nossas comunidades.

Após a Eucaristia, realizou-se a Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento, pela qual Nosso Senhor Eucarístico foi levado em cortejo para uma capela à parte, preparada para receber o Santíssimo, onde permaneceu durante toda a noite para adoração solene dos fiéis. Neste momento, houve também o Rito da Desnudação do Altar, que já nos convida ao silêncio pela Paixão e Morte de Jesus.

FacebookTwitterWhatsApp