Na diocese de Roma, um dia de oração e jejum pelo Afeganistão

A diocese dessa maneira acolhe o apelo em prol do Afeganistão lançado pelo Papa Francisco em 29 de agosto no Angelus, com um convite para intensificar a oração e o jejum, pedindo ao Senhor misericórdia e perdão.

Vatican News

O Vicariato de Roma convida todas as comunidades a viverem nesta quarta-feira, um dia diocesano de jejum, oração e solidariedade pelo povo afegão. No dia da comemoração litúrgica de Nossa Senhora das Dores, a diocese propõe às 21h, na comunidade paroquial dos Santos Fabiano e Venanzio, um momento de oração que será presidido por dom Gianpiero Palmieri, vice-gerente da diocese de Roma. Padre Giovanni Scalese, um barnabita, superior da Missio sui iuris no Afeganistão, que foi missionário no país por muito tempo e retornou à Itália depois que os talibãs tomaram o poder, dará seu testemunho.

A diocese, destaca um comunicado, dessa maneira acolhe o apelo em prol do Afeganistão lançado pelo Papa Francisco em 29 de agosto no Angelus com um convite para intensificar a oração e o jejum, pedindo ao Senhor misericórdia e perdão. “A tragédia do povo afegão está diante dos olhos de todos nós”, escreve dom Palmieri em uma carta enviada à comunidade diocesana nos últimos dias. “Sua história conturbada, seu abandono a si mesmos e a falta de perspectivas futuras nos fazem temer por esses irmãos e irmãs”. O prelado pede em particular orações pelas mulheres e a transformação do jejum em uma contribuição de caridade para o acolhimento das famílias refugiadas, a ser doada à Cáritas diocesana.

“Seria um bonito sinal evangélico”, conclui dom Palmerio, “se houvesse também vontade de acolher uma pessoa ou uma família na paróquia, no instituto religioso ou diretamente na família”. A esperança deles será mantida se experimentarem a nossa solidariedade”. A celebração na paróquia dos Santos Fabiano e Venanzio será transmitida na página do Facebook da diocese de Roma e transmitida ao vivo pela tv italiana Telepace.

Vatican News Service – TC

FacebookTwitterWhatsApp