Hoje é celebrado o Beato Inocêncio XI, Papa

 O Beato Inocêncio XI foi o Papa número 240 da Igreja, entre 1676 e 1689, e é considerado por alguns como o Pontífice mais importante do século XVII.

Nasceu em 16 de maio de 1611, no norte da Itália, com Como. Realizou seus primeiros estudos na mesma cidade, com os jesuítas e, depois, na universidade La Sapienza de Roma e na Universidade da Nápoles, doutorando-se nesta última em direito civil e direito canônico (1639).

Não se tem dados sobre sua vocação e sua ordenação sacerdotal. Em 1645, o Papa Inocêncio X o nomeou cardeal diácono de São Cosme e Damião.

Durante seu pontificado, teve vários problemas com cardeais franceses e com o rei Luiz XIV da França, pois não respeitava os direitos da Igreja. Este último convocou em assembleia o clero francês determinando que a Igreja passaria a ser uma instituição submissa ao Estado. Por isso, o Santo Padre decidiu excomungar o clero.

Inocêncio XI foi um homem asceta, bondoso e generoso com os pobres, lutou fortemente contra o nepotismo do clero, embora esta prática acabaria logo no pontificado de Inocêncio XII, em 1692.

Além disso, reformou a administração da Cúria e ordenou as finanças do Vaticano.

Também escreveu sobre a Eucaristia, matéria de moral e de sistemas morais, assim como do sigilo da confissão.

Após uma longa enfermidade, morreu em 12 de agosto de 1689, no Palácio do Quirinal, o que gerou tristeza em todo o povo romano; foi sepultado em São Pedro.

Inocêncio XI foi beatificado pelo Venerável Pio XII em 7 de outubro de 1956. Sua festa é celebrada em 12 de agosto, aniversário de sua morte.

Fonte: Acidigital

FacebookTwitterWhatsApp