Comunidade

Sagrado Coração de Jesus

Rua Serra do Mar, 905 – Bairro Jardim Panorama

A formação de uma comunidade na parte de baixo do bairro Jardim Panorama se deu diante da dificuldade de acesso de muitos fiéis católicos às comunidades mais próximas. Assim, iniciou-se um movimento entre os moradores da Rua Serra do Mar, para a criação da referida comunidade.

Com a união dos interessados, em 2001 foram dados os primeiros passos, como: conversas e autorização do Pároco Pe. Jorge, encontros com o CPC da comunidade Menino Jesus e até tentativas de se ganhar um terreno.

Em 2002 com o apoio do Pe. Aguinaldo, o então Pároco, foi realizada a reunião com o CPP na Rua Serra do Mar 720, de onde partiu a orientação de se iniciar com um grupo de reflexão aos sábados neste mesmo local.

A primeira Missa foi celebrada dia 17/08/2002 pelo Pe. Aguinaldo, na Rua Vitória próximo à Escola Jaime Morais Quintão, onde posteriormente, com o apoio da diretora, seriam realizadas as celebrações. Em 15 de Setembro deste mesmo ano, por votação dos fiéis foi decidido o nome da comunidade e seu padroeiro Sagrado Coração de Jesus. Também faz parte deste momento da história da comunidade, o Pe. Rogério, que celebrou em muitas oportunidades.

No início, o grupo de trabalho era de mais ou menos umas 20 pessoas entre CPC, Pastoral Litúrgica, Serviços e Reflexão, as celebrações eram às 16:00 e contava com o apoio das comunidades Menino Jesus e Imaculada Conceição de onde era trazido o Santíssimo para as Celebrações, com a freqüência inicial de umas 70 pessoas nas celebrações.

Em novembro de 2004 o lote para construção da igreja foi adquirido e em fevereiro de 2005, foi autorizada por Dom Odilon, a instalação de uma Capela para o Santíssimo, à rua Serra do Mar 1010 local mais próximo à escola.

Em  2010, sob a orientação do Pe. Aloísio, já na nova Paróquia Sagrada Família, a comunidade contava com mais de 250 pessoas participando das celebrações aos domingos e mais de 100, divididas entre as diversas pastorais, movimentos e serviços. Todos os domingos, a igreja era montada e desmontada na escola. No ano de 2012, no templo ainda inacabado, iniciaram-se as celebrações.

Em 06/03/2014, Pe. Efferson assumiu a Paróquia Sagrada Família e mais avanços foram obtidos.

Hoje, a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, conta com a pastoral Litúrgica, Dízimo, Familiar, Acolhida e Catequética; os grupos de Reflexão, Oração e Terço dos Homens e das Mulheres, Apostolado da Oração, Conferência Santa Madalena, Equipe de Eventos, Patrimônio e Manutenção. Cerca de 400 fiéis participam das missas e celebrações todos os domingos às 10 e 18 horas. Várias atividades são realizadas anualmente, destacando a Festa do Padroeiro e a Festa Junina.

O projeto da construção física da igreja, ainda não está concluído, mas o projeto espiritual, de construir uma comunidade fundada na fé, na união e no amor a Deus e a Jesus, já está consolidado. Força e coragem são à base dessa gente, que caminha junto, comungando o mesmo ideal.

Coordenadora:
Eliane Souza Rodrigues Soares

Vice-coordenador:
Geraldo dos Santos Caetano

FacebookTwitterWhatsApp